O Tantra é uma filosofia que surgiu há mais de 5 mil anos, tendo a sua origem pela cultura Drávida, povo que vivia no vale do Rio Indo, onde hoje é conhecido como Paquistão.
A palavra Tantra é um termo sânscrito que significa “ Uso, Trama, Tecer, Teia”, é uma palavras composta por duas raízes:
“Tan” que significa expansão e “Tra” que significa libertação.
Os Drávidas eram povos pacíficos de alto conhecimento e elevação espiritual e intelectual,
seguiam uma estrutura védica e uma filosofia comportamental com características desrepressoras, matriarcais e sensoriais.
Não existiam julgamentos na cultura Drávida sobre o “bem e o mau” ou sobre o “errado e o certo”, pois eles acreditavam que essa polaridade era necessária para haver um equilíbrio.
Para eles cada indivíduo deveria ser reverenciado como uma divindade, respeitado e exaltado , principalmente as mulheres como a própria Deusa Shakti, pelo milagre de gerar outra vida e produzir o alimento para o bebê. Viviam de forma meditativa e acreditavam que nada poderia ser reprimido.
Seus ensinamentos eram passados de forma oral de geração em geração, através de mestres e discípulos .
Há aproximadamente 850 anos as estruturas literais passaram a serem escritas através dos “Shastras” (estruturas sagradas de revelações divinas).
Com a invasão dos povos Arianos entre 2.000 a 1750 anos a.C, aquela cultura matriarcal e desrepressora tivera os seus ensinamentos calados e esquecidos e deturpados por conta daquele povo agressivo e patriarcal que ali habitaram, e escravizaram os Drávidas , pouco se falava sobre Tantra, porém algumas pessoas ainda conseguiam levar seus ensinamentos para diversas partes do mundo.
O tantra busca a plena consciência do que fazemos. Portanto, trata-se de encontrar uma conexão espiritual entre o que somos e o que experimentamos. Para isso, o tantra propõe uma série de técnicas pelas quais é possível viver o presente com plena consciência, de modo que a mente não se disperse em outros ideais, mas se concentre exclusivamente na vivência do momento presente.
O Tantra vê o corpo humano não como um obstáculo, mas como um meio para o conhecimento.
"Arrisco a dizer que foi uma das sensações mais prazerosas que tive na vida. Vocês são anjos maravilhosos."
"Foi incrível!
Me fez refletir sobre várias coisas.
Só o começo!"
"Sentimentos:
Relaxamento externo
Respeito
Gratidão"
*trechos de depoimentos tirados de conversa no whatsapp (prints no instagram em destaque depoimentos)